Livro de Consolação

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra publicada originalmente em 1872, redigida por um autor já nosso conhecido: Camilo Castelo Branco. Com esta publicação totalizamos 500 obras em língua portuguesa no PG.

«Em uma tarde de agosto de 1867, passeava eu, com um amigo de aprazivel tracto, nos arrabaldes de Lisboa, e comparávamos a desamena e árida vegetação d’aquellas gándaras com os arvoredos e verdejantes valles do Minho.

Alli por perto de Odivelas me disse o meu amigo Luiz da Silva:

–Entremos por esta azinhaga que não tem sahida. Isto vae dar áquella casinha branca. Móra lá um velho a quem te vou apresentar. Mas quem sabe se o homem morreu?! Ha tres annos que o não vi…

–Tem esse sujeito–perguntei eu com a minha natural magnanimidade de immortalisador–passagens na vida dignas de chronica?

–Tem, e magnificas.

–Capazes de um volume de 250 paginas em 8.º?

–Isso não sei. A biographia d’este homem é uma infelicidade vulgar (…)

………………

–Se v. quer obrigar-me, escreva estes acontecimentos; mas não os enfeite com episodios de sua casa. Se a narrativa sahir verdadeira, poderá ser util. Deve v. fazer um livro dulcificante para alguns corações amargurados. Póde até denominal-o, se quizer: LIVRO DE CONSOLAÇÃO.»

Excerto da obra Livro de Consolação de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 33 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

In Blogue Página a Página

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: