Camilo na Biblioteca Pública Municipal do Porto

A Biblioteca Pública Municipal do Porto contém no seu acervo milhares de raridades, entre manuscritos e primeiras edições, que são guardadas religiosamente na “Sala Forte”. A manutenção e preservação destes documentos custam cerca de 25 mil euros/ano.

Das cerca de 20 mil peças consideradas preciosidades, destaca-se o “Diário da viagem de Vasco da Gama”, exemplar único em todo o Mundo – inclusive, os responsáveis da biblioteca pretendem candidatá-lo a Património da Humanidade -, classificado como a maior “pérola” da instituição. A obra foi atracção de uma exposição em Berlim, na Alemanha.
Outra raridade é a “Crónica de D. Afonso Henriques”, também bastante requisitada por estudantes e investigadores – a maioria, professores universitários -, que são, aliás, os principais leitores deste tipo de obras.
Das obras rotuladas de raras, destacam-se também vários documentos de temática musical, como o “Manuscrito 714”, do século XV, que pertenceu ao cantor-mor de Santa Cruz de Coimbra e que contém um tratado de música de Johannes de Muris e peças musicais de Dufay e de outros
compositores.
Já do século XIX e XX e que integram o apelidado departamento “Museu de autógrafos”, a biblioteca dispõe de inúmeros espólios, constituído por manuscritos, primeiras edições e objectos pessoais de, entre outros, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, António Nobre, António Carneiro, Almeida Garrett, José Régio, Antero de Figueiredo, Alberto de Serpa e Alexandre O”Neill.

Fonte: Jornal de Noticias, Lisboa. Data: 25/1/2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: