De Lisboa ao Bom Jesus

201002222254113DG

Embarcamos no barco a vapor chamado Jorge IV. Uma criada, que tinha ares de mestre da minha irmã, veio connosco, estipendiada por conta do nosso património. A senhora Carlota Joaquina não me esquece. Era uma mulher gorda, facuda e frescalhona,

que bolsava os fígados do beliche abaixo, e gritava a d’el-rei de aflita com o enjoo. Era imundo, sujo a mais não poder, o Jorge IV. A camara era comum dos dois sexos, com menos resguardo que os mosteiros dúplices da Idade Media; mas os ânimos dos passageiros pareceram-me a negação de toda a ideia monástica. Os homens do beliche do segundo andar conversavam com as mulheres do primeiro diálogo entrecortados de vómitos. A senhora Carlota, que ficou a minha esquerda, praguejava contra o seu destino; e o meu vizinho da direita, sujeito de grandes barbas, saia do beliche em menores para lhe ter mão na testa. Esta caridade absolve a inconveniência da mistura. Dos passageiros nenhum falava inglês, e o criado da camara, que também era fogueiro, atenta a negrura encarvoada da camisa e cara, quando lhe pediam chá, café ou um caldo de galinha, dava sempre água por um canudo de lata.

Carlota exclamava: – Eu morro! – Tenha paciência, menina!, acudia o homem das barbas. – Não há- de morrer querendo os deuses. Devia de ser pagão o monstro! – Eu morro!, rebramia ela. Quero confessar-me!…

Não peca a confissão a estes brutos, observava-lhe o meu vizinho, que alem de não terem deus nenhum, se a menina lhes pede um padre, trazem-lhe agua na lata surrada. Havia muito mar quando se avistou a barra do Porto; e por isso arribamos a Galiza. A nossa Carlota, assim que pôs os quatro pés e os dois estômagos na hospedaria de Vigo engordou outra vez. O pagão não saia da beira dela. No dia seguinte abalou para Tui por uns calinhos que Deus e a civilização já fizeram desaparecer da face do globo. Ao outro dia passamos Valença; e depois a Ponte de Lima, e de la a Braga em romagem ao Bom Jesus.

Camilo Castelo Branco,

in No Bom Jesus do Monte (1864)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: